Cinco tendências de tecnologia para ficar de olho em 2022



Estamos com o pé em outubro e quem empreende sabe que planejar é fundamental para ser bem-sucedido. Ficar de olho nas novidades relacionadas à tecnologia e como elas vão impactar na sua empresa também é importante. O mundo está conectado e ninguém quer perder tempo.


Você já sabe no que apostar em 2022? Esqueça tudo aquilo que é superficial e apoie-se nos movimentos centrados na experiência das pessoas - clientes, colaboradores, fornecedores e prospects.


Por isso, separamos algumas tendências de tecnologia para o próximo ano e que podem ajudar sua empresa a crescer. Confira o que vem por aí!


1 - Comando de voz

A experiência a partir de comandos de voz está cada vez mais completa. Assistentes virtuais no celular e em alto falantes e luzes e equipamentos eletroeletrônicos que se ligam ou desligam por meio de automação predial são apenas alguns exemplos de como nossas rotinas estão seguindo por um caminho voltado à praticidade. Quanto menos tempo se perde digitando ou abrindo aplicativos, melhor.


Especialistas indicam que as marcas que utilizam recursos de voz e inteligência artificial no atendimento ao cliente e nas vendas devem ter incremento de 30% no faturamento.


2 - Chatbots

Se você costuma comprar on-line, sabe que os assistentes virtuais são o principal contato com o atendimento ao cliente. Os chatbots inteligentes são essenciais para automatizar atividades repetitivas, resolver problemas simples dos consumidores, efetivar vendas e filtrar atendimentos. Por mais que você esteja falando com um “robô”, a programação é feita de tal forma que você se sente em uma experiência personalizada.


Para as empresas, além de otimizar os processos, o uso dos chatbots também representa uma redução importante de custos operacionais.


3 - Segurança de dados

Com a transformação digital e um fluxo de informações cada vez maior, as empresas precisam priorizar a privacidade e segurança dos dados - tanto da organização, quanto de fornecedores e clientes. Investir em mecanismos de proteção e armazenamento de dados é indispensável.


Os consumidores também estão mais atentos às políticas de privacidade e de segurança das empresas com as quais escolhem se relacionar. Segundo o Barômetro da Segurança Digital, uma pesquisa realizada pela Datafolha e Mastercard, mais de 70% dos entrevistados disseram já ter sofrido algum tipo de ameaça ou fraude, como recebimento de mensagens falsas e tentativas de roubo de senha pela internet.


4 - Hiperautomação

A automação de ponta a ponta por meio da integração de várias tecnologias, como inteligência artificial e automação robótica de processos (RPA), permite substituir humanos em tarefas operacionais repetitivas, direcionando-os às atividades mais estratégicas.


As empresas que adotam hiperautomação exploram todo seu potencial produtivo e conseguem potencializar a escalabilidade do negócio. Além disso, minimizam erros e reduzem o tempo gasto por pessoas em atividades burocráticas ou manuais.


5 - Internet de Comportamento

O conceito de Internet de Comportamento (Internet of Behaviors - IoB) envolve um conjunto de informações sobre o comportamento das pessoas em todas as atividades que estão conectadas com a internet. Isso inclui dados de acessos a redes sociais, localização rastreada por GPS, interações on-line e reconhecimento facial.


A partir desses dados é possível analisar o comportamento, mapear ações e influenciar as decisões desses usuários, gerando experiências personalizadas.



Como aplicar essas tendências em pequenos e médios negócios?

Investir em hiperautomação no contexto de uma padaria, por exemplo, pode não fazer sentido. Mas é possível utilizar outros recursos tecnológicos, mais acessíveis e tão úteis quanto, para entender as necessidades das pessoas - e do negócio - e proporcionar novas experiências.


Escolher as ferramentas adequadas possibilita um crescimento empresarial inteligente e constante. A Lifecom, parceiro Vivo Empresas, oferece soluções robustas de infraestrutura e conectividade para os empreendedores que querem evoluir.


Venha tomar um café conosco e conheça as opções personalizadas de acordo com a sua necessidade! Estamos te esperando!