Como a infraestrutura de rede potencializa negócios dos mais variados segmentos



O trabalho remoto chegou para ficar. Muitas empresas já ofereciam a possibilidade de alguns funcionários trabalharem em home office, principalmente aqueles que atuam em áreas ligadas à TI, mas com a pandemia, essa realidade alcançou outros setores e funções. Para garantir que as equipes exerçam suas atividades à distância e sem prejuízos no rendimento, é indispensável contar com uma infraestrutura de rede eficiente.


Separamos as dúvidas mais frequentes em relação ao tema e explicamos porque a infraestrutura de rede é uma ferramenta muito útil para empresas crescerem e acompanharem as transformações digitais do mercado.


O que é infraestrutura de rede?

É um conjunto de dispositivos, softwares, equipamentos e profissionais especializados que garante a gestão da conectividade da empresa. Esse controle garante o acesso seguro aos recursos corporativos (e-mail, intranet, sistemas de RH e softwares) que estão armazenados em um ambiente em nuvem, independentemente das atividades serem realizadas presencialmente ou de forma remota.


Principais componentes da infraestrutura de rede

- Hardware: computadores, roteadores, servidores, cabos e outros equipamentos. Esses dispositivos precisam estar atualizados e adequados às demandas da equipe e da empresa.

- Software: são os programas essenciais para a execução das atividades dentro da empresa. Os softwares também devem ser atualizados e alocados na nuvem para garantir o acesso simultâneo para os colaboradores.

- Conexão de internet: um dos pontos mais importantes para manter a equipe produtiva é ter uma conexão robusta e eficiente. Isso garante a troca de informações em tempo real, a realização de reuniões on-line e o acesso aos softwares compartilhados.

- Segurança: cada empresa pode ter uma necessidade específica relacionada à proteção de dados corporativos e de seus clientes, mas todas devem dar atenção a este item.


Por que investir em infraestrutura de rede?

A gestão da conectividade da empresa reduz as falhas dos processos e potencializa o rendimento das equipes. Além disso, o investimento na virtualização das atividades gera uma economia de custos operacionais. Para pequenas e médias empresas, de qualquer segmento, é uma alternativa à criação de uma equipe exclusiva e especializada em TI.


Quer saber mais sobre as tecnologias que podem alavancar o seu negócio e tornar a rotina de trabalho dos seus colaboradores mais produtiva?


A Lifecom, parceiro Vivo Empresas, oferece uma série de soluções tecnológicas e personalizáveis para garantir a conectividade de ambientes corporativos e criar uma infraestrutura de rede eficiente. Venha conversar conosco e descubra qual delas é mais indicada para a sua empresa.