Como inovar e tornar sua empresa mais sustentável



Inovação tem sido um termo cada vez mais usado no mundo dos negócios. É sabido que quem inova se destaca em meio aos concorrentes, mas esse tema não está relacionado apenas ao uso de máquinas mais modernas e investimentos exorbitantes.


Dia 19 de outubro é o Dia Nacional da Inovação e aproveitamos a data para jogar luz sobre outras ideias que também ajudam as empresas a crescerem de forma mais saudável. A sustentabilidade é um dos alicerces da inovação em muitos empreendimentos e não está associada exclusivamente àqueles que exercem atividades com grandes impactos ambientais, como indústrias.


Pequenos e médios negócios também podem (e devem) adotar políticas inteligentes que contribuam com a preservação do meio ambiente, com a gestão mais eficiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas - tanto dos consumidores quanto dos colaboradores. Essas medidas podem, inclusive, atrair investimentos e gerar ganhos financeiros.


Saber comunicar as mudanças para o público externo é outro diferencial dos negócios de sucesso. Muitos clientes escolhem de quem comprar a partir das práticas de responsabilidade socioambiental adotadas pela empresa. Nestes casos, os consumidores estão dispostos até mesmo a pagar mais por um produto ou serviço.


Como inovar para a sustentabilidade

- A sustentabilidade não pode estar restrita ao discurso, ela deve ser evidente na prática;

- apostar em uma mudança de cultura é o primeiro passo e os colaboradores precisam entender e abraçar a causa;

- executar ações de diversidade e igualdade de direitos em todos os níveis do negócio;

- a governança corporativa deve ser clara e adequada para a estrutura empresarial e as relações devem ser transparentes;

- na esfera ambiental, é fundamental iniciar pelo óbvio: gerar menos resíduos nas rotinas de trabalho e reutilizar todo o material que for possível.


Tecnologias para tornar um negócio mais sustentável

Pequenas mudanças têm um impacto significativo e a tecnologia é uma ferramenta valiosa para empresas que buscam práticas mais sustentáveis. O armazenamento em nuvem pode reduzir drasticamente o uso de papéis que seriam descartados depois de algum tempo. Já a utilização de equipamentos mais modernos diminui o gasto de energia, o que gera economia para a empresa e menos impacto para o meio ambiente.


Se você não sabe por onde começar, venha conversar conosco. A Lifecom, parceiro Vivo Empresas, oferece uma série de recursos tecnológicos para transformar a rotina de empresas que inovam e buscam um crescimento responsável e sustentável.