top of page

Como proteger PMEs de golpes e ataques virtuais usando a tecnologia



Os estelionatos e ataques virtuais não atingem apenas pessoas físicas. Há quadrilhas especializadas em aplicar golpes em Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e os prejuízos podem comprometer a reputação e a saúde financeira dos negócios. As fraudes passam por envio de e-mails com boletos falsos, até golpes envolvendo Pix e invasão de sites e sistemas com dados e informações pessoais e empresariais sensíveis.


Por serem PME, alguns gestores não consideram que suas empresas também são alvos em potencial e acabam deixando a cibersegurança em segundo plano. Com o avanço da tecnologia, as ameaças são cada vez mais comuns. Por isso, a segurança digital deve ser prioridade para todas as empresas, seja qual for o ramo de atividade.


Dicas para deixar as PMEs menos vulneráveis a ataques e fraudes virtuais:


1. Manter a equipe informada e treinada é uma forma de evitar problemas. Quando os colaboradores conhecem as ameaças e as práticas de defesa, os hackers e golpistas têm menos chances de alcançar seus objetivos.


2. Adotar rotinas de segurança digital entre os colaboradores. Isso quer dizer: adotar senhas mais complexas, utilizar autenticação de dois fatores quando estiver disponível e manter softwares de segurança ativos e atualizados. Realizar backups periódicos e completos também protege as empresas da perda de dados.


3. A Vivo Empresas oferece diversas soluções tecnológicas para aprimorar a segurança digital. O Vivo Wi-Fi Seguro, por exemplo, é uma ferramenta de proteção das redes privadas ou públicas. A SD-WAN é uma solução para monitoramento, segurança, controle e priorização do tráfego de dados, que funciona para empresas de todos os portes e é essencial para quem opera em home office.


4. A Cloud, quando configurada da maneira correta, é um ambiente seguro e com alta capacidade de armazenamento de dados, sistemas e informações. É uma ferramenta com ótimo custo-benefício e que oferece inúmeras vantagens para as empresas.


Quer saber mais sobre o assunto? Os consultores da Lifecom, parceiro Vivo Empresas, podem auxiliar empreendedores a identificarem as tecnologias mais adequadas para cada necessidade do negócio.


bottom of page