Conectividade auxilia negócios a crescerem mesmo em tempos de crise



A “Internet das Coisas” (Internet of Things - IoT) é uma expressão usada em referência a um processo de revolução tecnológica que envolve o dia a dia das pessoas e a internet. Resumindo, tudo é focado em tornar a rotina mais simples, fácil e ágil.


A máquina de lavar roupas envia notificações para o celular e avisa quando o ciclo foi concluído; o relógio exibe as conversas do Whatsapp; o óculos de sol está conectado ao Facebook e grava vídeos sem precisar de um toque no celular. Essas e tantas outras ferramentas tornam nossa realidade cada vez mais digital. Quem ainda resiste, precisa se adaptar.


E o que o empreendedorismo tem a ver com isso?

Pequenas e médias empresas também estão de olho nas oportunidades ao aproveitar recursos para inovar e melhorar os resultados de seus negócios e o relacionamento com os clientes.


Um estudo da Accenture, divulgado em 2019, identificou que as companhias que menos investiram em inovação tiveram perdas de 15% em potenciais ganhos. Até 2023, essas perdas devem passar de 45%.


Ou seja, utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis é uma estratégia para ser mais competitivo e alcançar mais rentabilidade. Propagar modelos tradicionais pouco produtivos e negar novas tecnologias é destinar uma empresa à estagnação, ou, em muitos casos, ao fracasso.


Isso tudo não significa deixar pessoas de lado e usar apenas tecnologia, mas agregar recursos humanos e inteligência artificial para o desenvolvimento das organizações.


Inovação para todos

O Sebrae realizou um estudo durante a pandemia e acompanhou quase 5 mil empresas entre novembro de 2020 e fevereiro deste ano. Mais da metade das empresas que inovaram e apostaram em melhorias nos processos de gestão tiveram aumento na produtividade e um crescimento de 18% no faturamento.


Para os especialistas, muitos empresários ainda acreditam que inovação é algo caro ou difícil de ser colocado em prática. Mas neste cenário, um dos principais pontos é gerir com criatividade e responsabilidade. O mercado demanda atualização contínua e os consumidores buscam qualidade, preços atrativos, facilidades de pagamento e atendimento personalizado.


Empreender é um desafio e, por isso, as soluções da Lifecom, parceiro Vivo Empresas, são feitas para entregar tecnologia de alta performance para as mais variadas necessidades e com um ótimo custo-benefício.


Se a sua empresa precisa de conectividade, segurança de dados e infraestrutura física e digital para se posicionar no mercado e crescer de forma mais sustentável e constante, converse com um de nossos consultores hoje mesmo!