Conheça as ferramentas tecnológicas que não podem faltar no ambiente escolar



Muitas instituições de ensino já retomaram as aulas presenciais, enquanto outras seguem com atividades em modelo híbrido ou totalmente remoto. Em qualquer sistema adotado, a tecnologia em sala de aula mostrou-se poderosa como ferramenta de aproximação e de aprendizado.


Os benefícios da tecnologia para a educação foram abordados neste post. Além de ampliar conexões, os dispositivos ajudaram instituições a reduzir custos e otimizar o tempo durante o período de distanciamento social.


E quando a pandemia acabar, as escolas permanecerão aproveitando as ferramentas tecnológicas?


Para que essas soluções façam sentido em uma nova configuração de ensino presencial ou híbrido, é importante entender as necessidades e possibilidades de cada instituição. Para cada caso, há um conjunto de recursos que facilitam as rotinas de professores, da equipe pedagógica e dos próprios estudantes.


De modo geral, uma infraestrutura de conectividade mais robusta é o ponto de partida para proporcionar experiências de ensino efetivas e o engajamento de professores e alunos. Separamos alguns itens essenciais para tornar os ambientes de aprendizado mais tecnológicos, sejam eles presenciais ou digitais.


O que não pode faltar para uma experiência mais tecnológica

- Internet estável e com ultravelocidade;

- Armazenamento e backup em nuvem;

- Equipamentos modernos e adequados para cada tipo de atividade;

- suporte de TI para resolução de problemas.

- Wi-Fi Seguro com bloqueio de acesso a "conteúdo adulto" a todos os usuários conectados na rede.


Com algumas adaptações, é possível aproveitar diversas ferramentas e transformar o processo de aprendizagem de crianças e adultos. Essas soluções ampliam a capacidade de disseminação do conhecimento nas escolas, possibilitam a utilização de jogos e aplicativos educativos, fomentam a inclusão digital e muito mais.


Por isso, a Lifecom, parceiro Vivo Empresas, acredita na educação como um instrumento de desenvolvimento social e oferece soluções tecnológicas completas, que acompanham as mudanças e necessidades do segmento educacional.