Muitas instituições de ensino já retomaram as aulas presenciais, enquanto outras seguem com atividades em modelo híbrido ou totalmente remoto. Em qualquer sistema adotado, a tecnologia em sala de aula mostrou-se poderosa como ferramenta de aproximação e de aprendizado.
Os benefícios da tecnologia para a educação foram abordados neste post. Além de ampliar conexões, os dispositivos ajudaram instituições a reduzir custos e otimizar o tempo durante o período de distanciamento social.
E quando a pandemia acabar, as escolas permanecerão aproveitando as ferramentas tecnológicas?
Para que essas soluções façam sentido em uma nova configuração de ensino presencial ou híbrido, é importante entender as necessidades e possibilidades de cada instituição. Para cada caso, há um conjunto de recursos que facilitam as rotinas de professores, da equipe pedagógica e dos próprios estudantes.
De modo geral, uma infraestrutura de conectividade mais robusta é o ponto de partida para proporcionar experiências de ensino efetivas e o engajamento de professores e alunos. Separamos alguns itens essenciais para tornar os ambientes de aprendizado mais tecnológicos, sejam eles presenciais ou digitais.
O que não pode faltar para uma experiência mais tecnológica
- Internet estável e com ultravelocidade;
- Armazenamento e backup em nuvem;
- Equipamentos modernos e adequados para cada tipo de atividade;
- suporte de TI para resolução de problemas.
- Wi-Fi Seguro com bloqueio de acesso a "conteúdo adulto" a todos os usuários conectados na rede.
Com algumas adaptações, é possível aproveitar diversas ferramentas e transformar o processo de aprendizagem de crianças e adultos. Essas soluções ampliam a capacidade de disseminação do conhecimento nas escolas, possibilitam a utilização de jogos e aplicativos educativos, fomentam a inclusão digital e muito mais.
Por isso, a Lifecom, parceiro Vivo Empresas, acredita na educação como um instrumento de desenvolvimento social e oferece soluções tecnológicas completas, que acompanham as mudanças e necessidades do segmento educacional.
Comments