Empresas preocupadas com a sustentabilidade lucram mais



Quando o termo sustentabilidade entra em pauta, o debate, geralmente, gira em torno dos cuidados com o meio ambiente. No entanto, a sustentabilidade empresarial envolve muito mais do que um trabalho para preservação dos recursos naturais. Este é apenas um dos pilares da estratégia de organizações bem sucedidas, que também precisam olhar para aspectos econômicos e sociais.


Empresas sustentáveis buscam uma gestão eficiente e preocupam-se com o desenvolvimento das comunidades e o futuro do planeta. Além de lucrar, é claro, é preciso proteger as pessoas e o meio ambiente.


As atividades das organizações geram impactos negativos em algum grau, por isso, é importante buscar maneiras de compensar esses efeitos. Neste contexto, surgiu o conceito ESG (Environmental, Social, and Governance), que pode ser traduzido como o pilar das corporações sustentáveis: ASG - Ambiental, Social e Governança.


Resumindo, o conceito aborda o uso de energias renováveis e redução do uso de recursos naturais; responsabilidade social, ética dentro e fora da organização, e boas práticas em relação aos colaboradores e à comunidade; e gestão com transparência e responsabilidade. Tudo isso adaptado ao modelo de negócios de cada empresa.


Por que investir em sustentabilidade?

De acordo com um estudo recente do Fórum Econômico Mundial, ações ligadas à preservação ambiental podem gerar oportunidades de negócios e movimentar 10 trilhões de dólares ao ano e criar 365 milhões de empregos nos próximos oito anos.


Além disso, os colaboradores, consumidores e fornecedores estão cada vez mais engajados com organizações que investem em práticas mais sustentáveis. E isso vale para todos os tipos de negócios, independentemente do tamanho.


Empresas que investem em sustentabilidade

- Atraem mais investidores.

- Reduzem custos e alcançam eficiência econômica.

- Conseguem reter os melhores talentos.

- Constroem marcas mais sólidas e com melhor reputação no mercado.


Como começar a investir em sustentabilidade empresarial

A construção de uma política de sustentabilidade empresarial não acontece do dia para a noite, mas pequenos ajustes, quando feitos de forma estratégica, já geram um efeito positivo. A Tecnologia da Informação e as soluções em nuvem são recursos importantes para as empresas que se preocupam com o ambiente e a sociedade e em realizar uma boa gestão.


O trabalho baseado em cloud computing despende uma menor estrutura física e, consequentemente, gasta menos recursos de energia. Segundo o International Data Corporation (IDC), a computação em nuvem pode evitar a emissão de mais de 1 bilhão de toneladas de CO2 até 2024.


Acompanhando essas tendências, a Vivo lançou o selo sustentável "EcoSmart" para soluções digitais. Ao contratar produtos ou serviços de ferramentas de colaboração, cloud, big data ou Internet das Coisas, as empresas já ficam cientes dos benefícios ambientais que as tecnologias vão trazer para as operações. Assim, o selo pode ser utilizado como ferramenta para fortalecer os critérios ESG.


Soluções Lifecom

A Lifecom, parceiro Vivo Empresas, conta com soluções de armazenamento e backup em nuvem, com Data Centers utilizados por esses serviços cumprem elevados padrões de eficiência energética, para que as empresas adotem recursos tecnológicos seguros e econômicos para flexibilizar a TI.


Entre em contato hoje mesmo e converse com um de nossos consultores para conhecer os produtos e serviços mais indicados para o seu ramo de negócios.