O metaverso é um projeto criado pela Meta, a companhia responsável pelo Facebook, WhatsApp e Instagram, e já não é mais algo tão distante do mundo dos negócios. A proposta do metaverso é unir o real e o virtual, usando diversas tecnologias para criar um ambiente virtual imersivo.
Ainda que o conceito tenha soado fantasioso quando lançado, logo grandes empresas apropriaram-se da ideia para criar oportunidades e lucrar ainda mais. O metaverso aposta em Realidade Virtual, Realidade Aumentada, hologramas e outras ferramentas para proporcionar uma interação diferenciada em atividades de entretenimento, trabalho, estudos e vida social.
Pessoas e empresas já estão lucrando
Artistas realizam shows e eventos em ambientes digitais, comercializam obras registradas em NFTs (non-fungible tokens) e recebem o pagamento em criptomoedas, por exemplo. Aliás, a economia do metaverso está diretamente ligada à blockchain.
Hoje, empresas de games já faturam muito com os esportes eletrônicos. No entanto, a consultoria global Ernst & Young (EY) estima que essa tendência de unir o real e o virtual movimente até US$ 48 bilhões em 2026 em diversas áreas de negócios.
A Microsoft também anunciou que já trabalha em uma proposta de metaverso corporativo, em que as pessoas poderão desenvolver projetos, trabalhar e realizar conferências em um ambiente virtual e imersivo. O Microsoft 365, por exemplo, será totalmente integrado a essa experiência.
O metaverso indica, ainda, um caminho para a web 3.0, em que os dados, a maior capacidade de conectividade e a computação em nuvem permitiriam que toda a informação on-line estivesse integrada.
A quinta geração da internet móvel também impacta no metaverso, já que a alta velocidade e a estabilidade no tráfego são pilares para uma experiência imersiva sem instabilidades, além da possibilidade de uso do metaverso em variados dispositivos.
A transformação dos negócios
O metaverso ultrapassa os limites da internet e tem potencial para transformar a relação das pessoas, os negócios, o ensino, o entretenimento e a própria internet como é conhecida hoje. Assim como a internet revolucionou a realidade das empresas, sejam elas pequenos negócios ou grandes corporações, o metaverso também deve representar um futuro de novas possibilidades on-line e off-line.
Ainda que as mudanças ocorram a longo prazo, é importante que os gestores estejam atentos ao surgimento de novas tecnologias e compreendam como a incorporação delas na rotina da empresa pode gerar benefícios. A ideia é que as empresas já estejam preparadas para aproveitar as vantagens quando o metaverso se tornar uma realidade palpável.
Comments