top of page

O avanço da internet 5G e o potencial da automação industrial



A internet 5G promete revolucionar diferentes setores da sociedade. Das microempresas ao consumidor final, passando por grandes organizações, todos poderão ser beneficiados pela nova tecnologia. Especialistas afirmam que essa é a quarta revolução industrial. Mas, na prática e para quem não está tão familiarizado com o assunto, o que isso quer dizer?


A indústria 4.0 é o universo da automação industrial e da conectividade em diferentes níveis. Tecnologias como inteligência artificial, robótica, armazenamento em nuvem e internet das coisas possibilitam a digitalização de quase todas as atividades industriais e otimizam os processos, aumentando a produtividade e a competitividade dos negócios.


É neste contexto que a rede 5G aumenta o potencial de surgimento de novas tecnologias para integrar esses processos, além de oferecer outras vantagens como maior segurança, maior privacidade e mais capacidade para conexão.


O que torna a 5G tão vantajosa (ainda mais para a indústria)

- A internet 5G conta com picos de transmissão de até 10Gbps e até 10 mil vezes mais capacidade que as redes tradicionais. Isso quer dizer que downloads podem ser feitos em segundos e a transmissão de dados pode ser feita com precisão e em larga escala.


- A baixa latência é tão significativa que o tempo de resposta pode ser reduzido a 1 milissegundo. Na indústria, essa transmissão instantânea de dados faz ainda mais diferença, principalmente em atividades que utilizam drones, veículos e robôs autônomos.


- Com a conexão ultrarrápida, múltiplos sistemas de contenção de falhas podem trabalhar de forma simultânea, prevendo e reduzindo as chances de falhas ou danos.


- Penetração de sinal aprimorada e maior capacidade de usuários na rede, sem prejudicar a conexão. E para a indústria 4.0 ainda se pode falar em alta densidade de dispositivos IoT, que são aqueles dispositivos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias que possibilitam a conexão e troca de dados com outros dispositivos.


A rede 5G está transformando a indústria, mas também deverá modificar os pequenos e médios negócios, e até mesmo a relação das pessoas com as mais variadas tecnologias usadas no dia a dia. Disponível em capitais, o sinal deve ser ampliado para outras cidades e o impacto será cada vez maior e mais positivo.



Σχόλια


bottom of page