Novembro é um mês de muita expectativa para consumidores e empreendedores. A Black Friday é uma oportunidade para incrementar o faturamento das empresas do varejo e para os consumidores encontrarem produtos e serviços com preços mais atrativos.
Uma pesquisa encomendada pelo Google, indica que 64% dos brasileiros planejam aproveitar os descontos e fazer compras neste período. Alguns querem comprar itens que não puderam adquirir em outro momento, mas também há aqueles que buscam ofertas para comprar presentes. Entre as categorias de maior interesse estão vestuário, celulares, livros e papelaria, calçados e itens de cuidado pessoal.
Além de preparar estoque e logística para o aumento da demanda, as empresas podem lançar mão da tecnologia para obter melhores resultados no período de promoções. Isso vale para quem vai atuar no e-commerce e/ou de forma presencial. Lembre-se: o cliente espera uma experiência completa, com o melhor custo-benefício.
Preparamos seis dicas para quem quer aproveitar ao máximo a oportunidade e vender mais na Black Friday.
1. Divulgação
O primeiro passo é reforçar a presença da marca no ambiente físico e digital e garantir que os consumidores fiquem sabendo das promoções. Redes sociais, site, e-mails, listas de transmissão em aplicativos de mensagens são ferramentas poderosas e acessíveis para propagar as ofertas.
2. Conectividade
Uma conexão de internet com ultravelocidade é fundamental para as empresas atingirem seus objetivos na Black Friday. Afinal, a internet está presente nos processos administrativos, na comunicação e nas operações de compra e venda. Com o aumento da demanda, é importante preparar-se com antecedência e contratar um plano de internet mais robusto.
3. Cloud
A nuvem é uma tecnologia muito útil para empresas que precisam aumentar a capacidade de armazenamento de dados e poder de processamento em situações específicas ou temporárias. O Cloud Computing permite justamente esse ajuste da capacidade contratada com alguns cliques.
4. Segurança de dados
O consumidor quer segurança quando efetua uma compra, seja em loja física ou virtual. Além disso, a Black Friday também é um prato cheio para os ataques cibernéticos e fraudes que podem gerar prejuízos para empresas e clientes. Assim, além de apostar em softwares e serviços que garantem segurança digital, também é importante utilizar práticas como a validação da identidade do usuário em operações on-line.
5. Opções de pagamento
Um fator decisivo na hora de finalizar uma compra é a opção de pagamento. O parcelamento com cartão de crédito é um dos principais atrativos para os consumidores, mas muitos também estão dispostos a fazer compras à vista: no cartão de crédito, de débito, dinheiro ou PIX.
Aliás, se a sua empresa ainda não utiliza o PIX, leia este post. A ferramenta permite a transferência de valores instantaneamente, sem que o consumidor pague mais por isso.
6. Atendimento personalizado e eficiente
Nenhum cliente gosta de esperar ou ficar com dúvidas sobre produtos, serviços ou formas de pagamento. Os canais de atendimento da empresa precisam ser acessíveis e os funcionários devem estar preparados para realizar as vendas e esclarecer dúvidas de forma objetiva.
Com ações de marketing bem planejadas e o uso de ferramentas tecnológicas é possível preparar a empresa e a equipe de colaboradores para a Black Friday 2021, e destacar o negócio em meio aos concorrentes. Entender as expectativas dos consumidores e a realidade do mercado é essencial para lidar com os desafios do varejo e aproveitar as datas comerciais. Ou seja, investir em qualidade de produtos e serviços, conectividade e capacitação de equipe pode gerar bons negócios o ano todo.
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