Como a tecnologia pode contribuir para a gestão de pessoas



A gestão de pessoas sempre foi um ponto essencial e desafiador para as empresas. Durante a pandemia, contudo, esse trabalho exigiu ainda mais jogo de cintura e disposição para adaptações. Com a transformação digital no mercado, inovar pensando nas pessoas que fazem parte das organizações também passou a ser uma oportunidade de crescimento para os negócios.


Isso porque oferecer melhores condições de trabalho é uma das formas de humanizar o ambiente corporativo, engajar os colaboradores e, consequentemente, lidar melhor com as crises. Além de tudo, ao digitalizar rotinas e investir de forma inteligente nas pessoas, as empresas otimizam seus recursos e o tempo da equipe, fazendo com que colaboradores, fornecedores e consumidores tenham uma visão muito mais positiva a respeito da organização.


Gestão de pessoas

Com um mercado cada vez mais dinâmico, as empresas precisam encontrar os melhores talentos em todas as áreas e trabalhar para mantê-los comprometidos e motivados. Afinal, não adianta ter o melhor colaborador na área de vendas e deixar lacunas no setor de logística.


Assim, especialistas elencaram as prioridades para os profissionais de Recursos Humanos: - contratação e retenção de profissionais qualificados, principalmente nas áreas que envolvem tecnologia;


  • otimização do trabalho com flexibilização das rotinas em modelo híbrido;

  • e atenção à saúde física e emocional dos colaboradores.


Para atingir bons resultados é importante que essas prioridades sejam consideradas em equilíbrio. E é neste ponto que as empresas podem lançar mão da tecnologia para tornarem-se mais eficientes inclusive no aspecto da gestão de pessoas.


É possível utilizar as ferramentas de conectividade para realizar processos seletivos e encontrar talentos a distância. Ou seja, as entrevistas e a contratação de novos colaboradores não precisam necessariamente ocorrer de forma presencial.


Outra aposta é na Inteligência Artificial e nos bots que podem ser utilizados no início do processo seletivo para filtrar candidatos que tenham mais compatibilidade com os cargos.


Como anda a conectividade da sua empresa?

A conectividade não quer dizer exclusivamente acesso à internet e qualidade de conexão. Este é um ponto que influencia diretamente na motivação e na produtividade das pessoas.


Investir em conectividade é garantir que os colaboradores tenham ferramentas de trabalho eficientes e adequadas para suas tarefas e benefícios que podem ir além do ambiente corporativo:


  • internet com ultravelocidade e Wi-Fi com conexão segura;

  • smartphones que atendam às demandas de ligações, aplicativos e dados;

  • computadores e notebooks de última geração e que contribuam com a mobilidade da equipe;

  • programas e aplicativos com alta disponibilidade e segurança no acesso, como armazenamento em nuvem e possibilidade de trabalho colaborativo;

  • programas de valorização de colaboradores, com descontos e acesso a serviços diferenciados.


É claro que para cada empresa existem soluções de tecnologia mais indicadas e que geram impactos mais positivos. Por isso, conhecer o próprio negócio e ter um planejamento estratégico é tão importante.


Cabe aos gestores avaliar o custo-benefício dos investimentos, quais as necessidades das equipes para trabalharem com eficiência e como isso influenciará na retenção dos talentos.


A Lifecom conta com uma linha completa de soluções tecnológicas para ajudar as empresas a crescerem e tornarem-se mais competitivas em seus mercados. Venha conversar conosco e conhecer todos os produtos e serviços!