O Dia do Comerciante, 16 de julho, foi estabelecido em 1953 e homenageia todas as pessoas que movimentam este setor tão importante para a economia de todo o Brasil. A data foi escolhida por ser o aniversário de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú, patrono do comércio brasileiro.
Apesar da importância, o setor foi impactado pela crise provocada pela pandemia e a tecnologia é uma forte aliada na recuperação e expansão dos negócios. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE, as vendas no comércio varejista aumentaram 1,4% em maio e 4,9% em abril. Outro dado relevante é de que o varejo acumula ganho de 5,4% nos últimos 12 meses.
Entre as atividades avaliadas, empresas que atuam no ramo de vestuário e calçados, combustíveis e lubrificantes, e artigos de uso pessoal e doméstico foram as que tiveram um resultado positivo mais expressivo. Mas livros, jornais, revistas, equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, supermercados, produtos alimentícios e bebidas, móveis e eletrodomésticos também registraram aumento nas vendas e reforçam o otimismo em relação ao setor.
Dentre todas as atividades, muitas empresas aproveitaram os desafios da pandemia para transformar seus negócios e melhorar resultados com o uso da tecnologia. Oferecer novas experiências para o consumidor, disponibilizar novos canais de comunicação com o cliente, apostar no e-commerce, qualificar os profissionais e otimizar os recursos disponíveis para a equipe de trabalho aprimorou processos e refletiu em aceleração de vendas, independentemente do ramo de atuação.
Por isso, neste Dia do Comerciante, a Lifecom - parceiro Platinum Vivo Empresas parabeniza todos aqueles que se dedicam ao setor e fazem nossa economia prosperar. Trabalhamos para inovar e oferecer ainda mais conexões e possibilidades para as empresas crescerem.
Entre em contato conosco hoje mesmo e conheça todas as soluções disponíveis para transformar a rotina e os resultados da sua empresa.
Comments