Desde o início da pandemia, diversos setores adaptaram-se ao trabalho remoto. Ainda que em um cenário bastante desafiador, muitas empresas perceberam o home office como uma oportunidade para reduzir custos operacionais, flexibilizar escalas de trabalho e formar equipes altamente produtivas com pessoas que não estão próximas geograficamente.
Por isso, muitos negócios definiram um novo modelo de trabalho, que apresenta bons resultados para a empresa e para os trabalhadores e que deverá ser mantido mesmo com o fim da pandemia.
Vantagens e desvantagens da mobilidade
Com os benefícios da mobilidade, também surgem obstáculos a partir do aumento no fluxo de informações e do compartilhamento de dados sensíveis em ambientes on-line. A segurança é um fator crítico para muitas empresas e trabalhar de forma remota também pode criar novos pontos de vulnerabilidade.
Assim, é importante saber que existem formas de usar a tecnologia para blindar a rede e os dados corporativos, mesmo que cada colaborador exerça suas atividades de casa. As boas práticas devem, inclusive, ser adotadas por empresas de todos os ramos e tamanhos, já que qualquer uma delas pode ser alvo de ataques virtuais.
Como podem ocorrer invasões?
Os criminosos contam com diversas artimanhas e em constante aperfeiçoamento para invadir redes e dispositivos. Os roteadores domésticos são uma porta de entrada para os ataques, além dos e-mails e outros dispositivos e programas desatualizados ou protegidos por senhas frágeis.
Como manter dados seguros
Oferecer suporte de TI aos colaboradores em home office, com orientações específicas para reduzir as chances de ataques.
Manter sistemas operacionais de celulares, desktops e notebooks sempre atualizados.
Utilizar equipamentos modernos, que permitam atualizações e o uso de softwares seguros.
Adotar o armazenamento e backup de dados e o uso de aplicativos em nuvem.
Criar senhas complexas e seguras, sem combinações óbvias ou simples.
Utilização de ferramentas de trabalho on-line mais seguras, como o Office 365.
A privacidade e a segurança dos dados são fundamentais para as organizações e a escolha das soluções mais indicadas para cada perfil de atividade e de rotina de trabalho podem variar. Por isso, a Lifecom, parceiro Vivo Empresas, conta com uma equipe especializada para ajudar as empresas a estabelecer as ferramentas mais adequadas para cada necessidade.
Kommentare