Transformação digital: como manter a segurança dos dados em um cenário de home office



Desde o início da pandemia, diversos setores adaptaram-se ao trabalho remoto. Ainda que em um cenário bastante desafiador, muitas empresas perceberam o home office como uma oportunidade para reduzir custos operacionais, flexibilizar escalas de trabalho e formar equipes altamente produtivas com pessoas que não estão próximas geograficamente.


Por isso, muitos negócios definiram um novo modelo de trabalho, que apresenta bons resultados para a empresa e para os trabalhadores e que deverá ser mantido mesmo com o fim da pandemia.


Vantagens e desvantagens da mobilidade

Com os benefícios da mobilidade, também surgem obstáculos a partir do aumento no fluxo de informações e do compartilhamento de dados sensíveis em ambientes on-line. A segurança é um fator crítico para muitas empresas e trabalhar de forma remota também pode criar novos pontos de vulnerabilidade.


Assim, é importante saber que existem formas de usar a tecnologia para blindar a rede e os dados corporativos, mesmo que cada colaborador exerça suas atividades de casa. As boas práticas devem, inclusive, ser adotadas por empresas de todos os ramos e tamanhos, já que qualquer uma delas pode ser alvo de ataques virtuais.


Como podem ocorrer invasões?

Os criminosos contam com diversas artimanhas e em constante aperfeiçoamento para invadir redes e dispositivos. Os roteadores domésticos são uma porta de entrada para os ataques, além dos e-mails e outros dispositivos e programas desatualizados ou protegidos por senhas frágeis.


Como manter dados seguros

  • Oferecer suporte de TI aos colaboradores em home office, com orientações específicas para reduzir as chances de ataques.

  • Manter sistemas operacionais de celulares, desktops e notebooks sempre atualizados.

  • Utilizar equipamentos modernos, que permitam atualizações e o uso de softwares seguros.

  • Adotar o armazenamento e backup de dados e o uso de aplicativos em nuvem.

  • Criar senhas complexas e seguras, sem combinações óbvias ou simples.

  • Utilização de ferramentas de trabalho on-line mais seguras, como o Office 365.


A privacidade e a segurança dos dados são fundamentais para as organizações e a escolha das soluções mais indicadas para cada perfil de atividade e de rotina de trabalho podem variar. Por isso, a Lifecom, parceiro Vivo Empresas, conta com uma equipe especializada para ajudar as empresas a estabelecer as ferramentas mais adequadas para cada necessidade.