top of page

Vem aí a Copa do Mundo do futebol e da tecnologia



Camiseta vestida, pipoca pronta e torcida atenta. Milhões de pessoas ao redor do mundo deverão acompanhar a Copa do Mundo, realizada no Catar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro. Pela primeira vez na história, o Mundial da Fifa ocorre no Oriente Médio e no mês de novembro. Mais do que bola na rede e torcidas em polvorosa, a Copa do Mundo 2022 também representa bilhões de dólares em negócios e muita tecnologia.


O Catar é um dos países mais ricos do mundo e a expectativa é de que a Copa do Mundo deste ano seja a mais cara, com investimento de US$ 220 bilhões. Para entender a projeção, o gasto é 14 vezes maior ao que a Rússia investiu em 2018.


Inteligência Artificial e Internet das Coisas


Nesta edição, haverá destaque para a inteligência artificial e inovação tecnológica, como o sistema de resfriamento sustentável nos estádios, os drones interceptadores e soluções de Internet das Coisas e conectividade 5G.


Os impedimentos nos jogos deverão ser identificados por meio de um sistema semiautomático com inteligência artificial (IA) em apenas alguns segundos. Já as camisetas usadas pelos jogadores durante treinamentos deverão contar com a tecnologia da Internet das Coisas (IoT). Microsensores instalados nos tecidos serão capazes de identificar a temperatura do corpo, o nível de estresse, a hidratação e outros os sinais vitais dos atletas. O cruzamento das informações de todos os jogadores poderá gerar insights para a equipe técnica acerca da performance e saúde dos atletas.


A IoT também estará presente em Lusail, a cidade onde será realizada a final da Copa do Mundo e que foi construída estrategicamente para ser um modelo de cidade inteligente - smart city. Diversos sensores instalados nas ruas da cidade irão transmitir informações de trânsito, vagas de estacionamento e horários de transporte coletivo para um sistema de gerenciamento de mobilidade urbana. Assim, os moradores e turistas poderão baixar um app e acompanhar tudo em tempo real.


O 5G na Copa do Mundo


A conexão 5G é mais uma das apostas do Mundial, já que é a primeira vez que as pessoas terão o recurso à disposição. A tecnologia oportunizará a conectividade para cerca de 1 milhão de pessoas e experiências imersivas durante os jogos.


Mas a tecnologia não representa vantagens e possibilidades apenas para quem estará no país da Copa. Os brasileiros também poderão aproveitar uma experiência diferenciada ao assistirem aos jogos pela televisão e por canais de streaming. A Rede Globo, por exemplo, pretende usar câmeras sem fio, compactas e com conexão 5G para gerar as imagens dos jogos. Além de transmitir os jogos em resolução 4K, isso deve reduzir o delay (atraso) para os telespectadores.


Tanto o uso do 5G na competição, quanto as inovações em IA e IoT servirão de base para outros grandes eventos e avanços ao redor do mundo. A Copa do Mundo tem data para terminar, mas as tecnologias empregadas no evento continuarão fazendo a diferença na vida das pessoas e nos negócios.


bottom of page