Como manter o ritmo das vendas da Black Friday durante o ano todo



As promoções alusivas à Black Friday movimentaram o comércio físico e on-line durante o mês de novembro e animaram os varejistas. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o faturamento do setor aumentou quase 8% nos dias 25 e 26 de novembro, em comparação ao ano passado. As vendas foram, para muitos empresários, um alívio em meio a um cenário de crise. Já um levantamento realizado pela Neotrust apontou que o faturamento do e-commerce aumentou 5,8% neste mesmo período.


Como o setor vem lidando com crescimentos e recuos ao longo dos meses de 2021, vale a pena avaliar quais foram os acertos da Black Friday para manter os bons resultados em 2022. A seguir, confira as principais tendências e dicas para os empreendedores que querem manter um bom ritmo de vendas e aumentar o faturamento no próximo ano.


Tecnologia

Muitas pessoas que nunca haviam comprado pela internet, passaram a buscar opções no e-commerce. Mas também há aqueles clientes que sempre foram adeptos às compras on-line e aproveitaram a retomada das atividades presenciais para conferir as oportunidades nas lojas físicas.


O mais importante disso, é lembrar que a tecnologia é fundamental para quem atua no varejo, tanto físico quanto on-line. Além de fornecer ferramentas essenciais para a rotina da empresa, reflete na jornada de compra do cliente.


Experiência do consumidor

Algumas ferramentas permitem que a empresa obtenha informações estratégicas sobre os hábitos de consumo e os interesses do seu público. O Vivo Wi-Fi Seguro, por exemplo, conta com os recursos “Analytics” e “Heatmap”, que fornecem dados de comportamento dos usuários da rede. Com essas informações, é possível traçar estratégias personalizadas de vendas com produtos, serviços e condições de pagamento mais interessantes para os clientes.


O virtual e o real

O consumidor está mais disposto a sair da zona de conforto e buscar alternativas para fazer o melhor negócio. É aí que entra a experiência Phygital, que integra o físico e o digital. Há clientes que pesquisam na internet, mas finalizam a compra pessoalmente. Outros preferem conferir o produto na loja física e concluir a compra no site.


Planejar as estratégias de venda e criar experiências que contemplem o físico e o digital é uma forma de atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Assim como garantir a presença da marca em todos os canais é muito importante, deixando para o consumidor a escolha de qual deles é o mais interessante.


Segurança

As ferramentas utilizadas para minimizar os riscos de fraude durante a Black Friday são essenciais para todos os segmentos e em qualquer época do ano. Com grande fluxo de informações e operações na internet, não se pode deixar sistemas vulneráveis.


Todas as empresas precisam operacionalizar suas atividades e armazenar dados por meios protegidos de vazamentos e de ataques cibernéticos. Tanto o Vivo Wi-Fi Seguro quanto soluções de TI e de Cloud garantem mais segurança e agilidade para os negócios.


Quem usa tecnologia se destaca no mercado. Por isso, as ferramentas são aprimoradas dia após dia.


A Lifecom, parceiro Vivo Empresas, segue atenta a esses movimentos e acompanha as principais tendências para oferecer os melhores produtos e serviços para empreendedores que querem impactar o consumidor de forma positiva e aumentar os resultados de vendas.


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